Como Definir Altura Correta do Selim de Forma Simples

Olá ciclista 🙂 No artigo de hoje vamos falar sobre qual o primeiro passo para um Bike Fit Caseiro correto, que é a regulação da altura correta do selim.

Para quem não sabe, todo o ciclista, seja ele de estrada ou de mountain bike, deve ter sempre a bicicleta devidamente ajustada às proporções do seu corpo e dos seus respetivos segmentos corporais.

Não faz sentido uma mesma bicicleta servir para uma pessoa com 1,70 metros de altura, e para uma de 1,90 metros de altura. Elas têm de ser diferentes, ter tamanhos diferentes de acordo com a altura da pessoa que a vai usar.

Claro que, não basta saber escolher uma bicicleta minimamente à medida, é necessário saber colocar todos os pontos chave da bicicleta nas medidas apropriadas para o ciclista. E começando esta nossa série de “Bike Fit Caseiro”, começamos por abordar o ponto de apoio mais importante de todos:

altura correta do selim.

E este é o primeiro passo básico (de vários outros) para conseguirmos uma melhor relação entre conforto, performance e prevenção de lesões.

Por que é que ter a altura correta do selim é assim tão importante?

Para um iniciante no ciclismo, por vezes fica complicado entender porque é que regular o selim para a altura correta é tão importante assim… Afinal, a bicicleta anda de qualquer maneira, certo?

O problema é que não tão simples assim. A altura correta do selim vai permitir que nós evitemos, em primeiro lugar, sobrecarregar demasiado o joelho durante a pedalada, e principalmente nas subidas, onde forçamos bastante a nossa articulação mais importante do pedal.

Outro aspeto importante além das lesões, tem a ver com o própria performance da pedalada. Com a altura correta do selim, nós vamos conseguir ter uma alavanca mais forte na fase concêntrica do movimento. Isso faz com que o corpo consiga transmitir mais força no pedal, e por consequência produzir mais potência, fazendo com que a velocidade de deslocação seja maior.

Ainda dentro da performance, outro ponto relevante tem a ver com a poupança energética que isso nos proporciona. Ao ajustarmos corretamente a altura do selim, ficamos com uma amplitude melhor de movimento, que evita gastar demasiada energia e queimar o músculo demasiado rápido. Desta forma, conseguimos aguentar mais tempo em cima da bicicleta, o que, logicamente, se traduz em ganhos na nossa resistência. 🙂

Por fim, mas não menos importante, as nossas costas vão agradecer o facto de termos colocado o selim na altura correta. Isto porque essa medida é de extrema importância para que tenhamos mais conforto durante os treinos, e não tenhamos de andar sempre a parar por causa de dores nas costas. 😉

[Vídeo] Como Ajustar a Altura Correta do Selim de Forma Simples

Abaixo deixo um vídeo dos meus amigos da Braddocks Team, (a quem desde já agradeço a parceria de conteúdos) que vos vai ajudar a compreender melhor o passo a passo correto para conseguirem ajustar o selim na altura correta:

Aproveita bem as dicas deixadas no vídeo, e já sabes, sempre que quiseres saber mais sobre ciclismo, particularmente sobre como melhorar o teu rendimento, este é o local certo para encontrares as melhores dicas. 🙂

Não percas todas as nossas novidades, e recebe os nossos melhores conteúdos no teu email, todas as semanas. Para isso basta inscreveres-te no formulário abaixo.

Torna-te um campeão!

Junta-te aos já mais de 10.000 ciclistas inteligentes e inscreve-te na lista VIP para receberes conteúdo exclusivo no teu email!>

Um abraço continuação de bons treinos 🙂