Segredos do Ciclismo. Descobre o Treinador que Há em Ti.

Branding 2 tamanho vertical miniOlá, tudo bem? O meu nome é Tiago Torres, tenho 25 anos e sou o criador do Segredos do Ciclismo.

Eu tenho a certeza que, alguma vez na tua vida, já fizeste alguma destas perguntas a ti próprio:

  • “Tenho pouco tempo disponível para treinar por semana. É possível ter melhores resultados treinando apenas 1 hora e meia por dia?”
  • “Posso evoluir a minha condição física de uma forma mais rápida e eficaz, sem gastar fortunas com planos de treino complexos (que nem sequer sei o que significam)?”
  • “Consigo sair do meu estado atual de estagnação no treino e partir para níveis de performance mais elevados, apenas com pequenos ajustes no meu treino?”

… Se também queres saber as respostas a estas perguntas, então estás no lugar certo!

DESCOBRE NAS LINHAS ABAIXO COMO O BLOG SEGREDOS DO CICLISMO TE PODE AJUDAR A MELHORAR O TEU DESEMPENHO NO CICLISMO

sdc

Segundo o site Statista.com (um dos maiores sites de estatística do mundo), existem entre 71 a 82 milhões de praticantes de ciclismo em todo o mundo, sejam eles praticantes federados ou amadores, de competição ou de lazer.

A grande maioria deles, começa a pedalar por brincadeira. Alguns até começam com uma bicicleta daquelas baratas compradas na loja dos chineses ou no supermercado.

Mas é muito frequente uma pessoa que começou a pedalar, ganhar-lhe o gosto e querer evoluir mais de dia para dia. Afinal, quem não quer progredir nas suas habilidades?

Porém, a grande maioria deles não consegue evoluir a sua performance como gostaria.

E sim, mesmo aqueles ciclistas que só andam ao Domingo, no fundo no fundo, não querem ser os primeiros a ficar para trás no grupo, nem ficar apeados nas primeiras subidas da voltinha com os amigos.

Todo o ser humano é um ser social por natureza e tudo o que nos desvie do padrão do grupo faz com que nós, inconscientemente, nos sintamos um pouco desintegrados daquele grupo.

Afinal, cá para nós que ninguém no ouve… Ninguém gosta de ser o último não é mesmo?

Mas felizmente, hoje em dia com a internet, muitos dos que querem evoluir um pouco mais, têm à disposição muita informação sobre como evoluir no ciclismo.

Desde canais no Youtube, a Blogs, a Páginas do Facebook, Fóruns de discussão, e outras comunidades online.

Mas qual é o maior problema que nós encontramos quando tentamos procurar informação sobre treino de ciclismo na internet?

O problema chama-se “Information Overload“, ou como diz o Flávio Augusto, do Geração de Valor, também conhecida como “Overdose Cerebral“.

Esse fenómeno deve-se, na minha opinião, a 3 principais fatores:

  • Demasiada informação disponível, mas de forma dispersa e sem um fio condutor lógico que facilite a aprendizagem;
  • Falta de consistência de quem divulga informação, que começa muito entusiasmado, mas desiste passado pouco tempo;
  • Falta de qualidade de quem presta a informação, muitas vezes por falta de experiência empírica (da prática), ou uma deficiente forma de ensinar;

Além da “overdose cerebral” que muitos ciclistas enfrentam ao tentar resolver os seus problemas via internet, ainda existe um outro problema bem mais “grave” no que diz respeito à informação de qualidade na internet, que é o seguinte:

A maioria dos “experts” em ciclismo têm medo de revelar os seus segredos, porque acreditam que se os divulgarem para toda a gente vão perder os seus clientes, e os seus concorrentes vão passar-lhes a perna.

Perante este cenário, eu senti que havia uma lacuna GIGANTE no que toca a informação de qualidade sobre treino de ciclismo na internet.

E foi por isso que pensei: Se não existe ainda nada minimamente qualitativo na internet, que fale de forma transparente sobre as questões que preocupam realmente os ciclistas ansiosos por melhorar a sua condição física…

Está na hora de eu próprio criar algo com essas características, com esses valores, sem segredos, e sem informação irrelevante, direto ao ponto.

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Maomé”. Ou seja, se a informação de qualidade não existe, então está na hora de criá-la e divulgá-la.

E foi assim que nasceu o Segredos do Ciclismo, a 11 de Setembro de 2014.

Em pouco mais de um ano e meio de existência, o Segredos do Ciclismo conquistou os seguintes números:

  • Em torno de 8.162 visitas mensais no blog;
  • Mais de 39.412 seguidores no Facebook;
  • Mais de 8.603 seguidores no Youtube;
  • Mais de 385.969 visualizações no Youtube;
  • 8.095 ciclistas que recebem os nossas conteúdos exclusivos por email.

Por isso, este site existe para te ajudar a entender, de uma forma simples e prática, quais são os ingredientes necessários para obter sucesso no treino de ciclismo. Este site, esta comunidade, existe para te mostrar o treinador que há dentro de ti.

Costumo dizer que o ciclista tem 2 pessoas dentro de si mesmo. O seu lado de ciclista (aquele que gosta de ir para cima da bike e pedalar como se não houvesse amanhã), e o seu lado de treinador (aquele que pára para pensar “o que é que vou treinar hoje”, “como vai ser a minha semana de treino”, “que objetivos vou querer alcançar”, etc).

Eu acredito que todo o ciclista tem um lado de treinador dentro de si. Muitos deles ainda só fazem uso do seu papel de ciclista, mas esquecem-se que se forem um pouco mais treinadores de si mesmos, conseguirão ser mais eificientes, gerir melhor os seus recursos, e no final das contas, ter resultados bem melhores.

O grande problema é que a maioria dos ciclistas ou desconhece esse seu lado treinador, ou conhece mas não lhe dá a devida atenção, não procurando aprender mais e aperfeiçoar-se nas metodologias de treino, preocupando-se apenas em pedalar e nada mais.

E é por essa razão que eu acredito sinceramente, que todo o ciclista, seja ele Amador ou Federado, possui SEMPRE uma margem de progressão no seu rendimento, independentemente da sua idade, sexo, localização geográfica, ou recursos financeiros. Basta para isso trabalhar um pouco mais o seu lado treinador, e melhorar os seus métodos de trabalho.

Sejamos honestos… Se todos os ciclistas conseguissem dar um salto no seu desempenho desportivo, todos estariam mais felizes, certo? E sabes porquê?

Simples. Porque nenhum ciclista quer ficar estagnado. Toda a gente quer progredir, quer sentir-se vivo, quer melhorar e aprender algo novo.

Seja porque quer acompanhar o ritmo no grupo de amigos nas saídas de Domingo;

Seja porque quer ter uma condição física minimamente boa para participar naquela prova fantástica que há muito deseja fazer;

Seja porque quer conquistar maiores feitos nas competições onde participa.

E tu? Também queres aprender todos os segredos para evoluir no treino de ciclismo?

Então coloca o teu email no formulário abaixo (é grátis) e poderás fazer parte da minha lista VIP de seguidores por email, que receberão os métodos e estratégias comprovadas para gerar mais resultados, poupar mais tempo no treino, e gastar menos dinheiro com tudo isso.

Torna-te um campeão!

Junta-te aos já mais de 10.000 ciclistas inteligentes e inscreve-te na lista VIP para receberes conteúdo exclusivo no teu email!>

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA, DESDE QUANDO COMECEI NO CICLISMO, ATÉ À CRIAÇÃO DO SEGREDOS DO CICLISMO

Volta a Portugal de juniores 2009 - 4ª etapa
Volta a Portugal de juniores 2009 – 4ª etapa

Eu fui criado numa família de muitos irmãos. Tanto do lado do meu pai como da minha mãe (todos somados são 12 tios). Todos os irmãos tiveram pelo menos 2 filhos, excepto os meus pais que investiram todo o seu talento na minha concepção. 🙂

Os meus pais sempre estiveram dispostos a deixar-me fazer todos os desportos que eu quisesse.

Acho que é algo que faz parte de qualquer miúdo entre os seus 10 e 14 anos. Andei no ténis, no futebol, na natação, no andebol… mas onde eu fui mesmo feliz foi no ciclismo.

Comecei no BTT, fazendo umas provas do campeonato inter-freguesias da Maia, no ano de 2007, mas ainda apenas por diversão. No entanto, comecei a gostar, e surgiu a oportunidade de seguir no ciclismo de estrada (que era o que eu mais gostava porque via na televisão).

Comecei a competir de forma mais a sério na equipa do ASC – Vila do Conde, e lá corri durante duas épocas no escalão de juniores.

Eu queria tornar-me ciclista profissional. Era o meu sonho, e também o de qualquer outro ciclista daquele pelotão de jovens ciclistas. Afinal de contas, estávamos lá todos a lutar para o mesmo.

Essa experiência foi uma das mais fantásticas da minha vida. Sentir a adrenalina de andar no meio do pelotão é algo que só quem lá está consegue descrever…

Porém… eu não estava a conseguir os resultados que eram minimamente expectáveis para alguém que queria subir a profissional.

Eu via que o meu futuro na carreira de ciclista profissional estava a ficar comprometido, porque eu não sentia que tinha uma performance minimamente boa para andar com os ciclistas da frente, apesar de eu ser um dos mais aplicados da equipa e dos que acumulavam mais horas de treino.

Eu começava a sentir que o meu sonho se afastava cada vez mais…

O tempo corria conta mim, e quanto mais provas eu ia fazendo, menos tempo tinha para mostrar o meu valor, menos tempo tinha para treinar e me preparar melhor, e menos hipóteses reais eu via de atingir o ciclismo profissional no futuro.

Nesse ano 2009, foi também o ano onde entrei na Faculdade. Decidi matricular-me na Licenciatura de Educação Física e Desporto (que completei em 2012) pois era aquilo que eu me via a fazer no futuro.

A ilusão de um dia conseguir chegar a ciclista profissional foi cada vez mais perdendo força, e quando tive a oportunidade de subir para o escalão de Sub23, eu disse NÃO.

Sentia-me farto de tanto esforço, tanto sacrifício, tantas horas de treino, e não ter resultados. As minhas prespetivas no escalão de sub23 seriam ainda piores.

Teria de treinar ainda mais horas por dia, teria de continuar a abdicar de muitas coisas, tinha de estudar mais horas também devido à faculdade, e eu via que ia ter cada vez mais coisas para fazer para tão pouco tempo disponível.

O Medo de falhar, de me dedicar a fundo e lutar contra as probabilidades e mesmo assim não conseguir, era muito alto. Não tive coragem de continuar a competir e deixei o ciclismo.

Foi até hoje umas das decisões mais difíceis da minha vida, mas foi a que achei melhor e mais acertada na altura. 😉

Decidi então aproveitar a 100% o curso de Educação Física e Desporto. Eu sabia que muitos dos meus fracassos durante a minha experiência de competição poderiam ser respondidos na licenciatura.

Tinha de haver uma solução melhor do que aquela que eu apliquei. Não era possível que tivesse de treinar tantas horas, esforçar-me tanto, e depois não ter os frutos desse esforço na mesma proporção.

Alguma coisa estava errada, e eu estava muito decidido em descobrir o que era.

Felizmente, ter saído da competição e ao mesmo tempo ter entrado no curso de Desporto, foi uma grande oportunidade para o diretor da equipa do ASC-Vila do conde me convidar para ficar na equipa técnica.

Isso era ótimo para mim porque ia manter-me na mesma equipa de ciclismo na qual eu corri, e onde já todos me conheciam.

E assim foi. Aceitei esse desafio. O 1º ano foi um ano de experiência e de adaptação. Aos 19 anos tive a minha primeira oportunidade de liderar a equipa de juniores no Velódromo de Sangalhos, na vertente de ciclismo de pista (uma das minhas favoritas).

Para minha surpresa, conseguimos os melhores resultados de sempre da equipa nessa vertente do ciclismo. Medalha de Prata na disciplina de Perseguição Individual (Leonel Coutinho), Título de Campeão Nacional em Corrida por Pontos (Albino Oliveira), e Título de Campeões Nacionais de Perseguição por Equipas.

Campeões de pista 2010

Esta é a foto dos campeões. Da esquerda para a direita:

  • Tiago Torres (eu)
  • Paulo Silva
  • Rui Rodrigues (Hoje é ciclista profissional no Louletano)
  • Francisco Viana
  • Albino Oliveira
  • Leonel Coutinho (Hoje é ciclista profissional na LA-Antarte)

Essa experiência fez-me ter a certeza que eu tinha encontrado a minha verdadeira paixão: Ser treinador de Ciclismo!

Ainda assim, eu não estava 100% satisfeito! Eu queria mais! Mais respostas! Como era possível que eu tivesse treinado tanto e não gerava resultados? E como é que outros ciclistas treinavam bem menos do que eu e eram campeões…

Ao final de 2 anos de competição, 3 anos de licenciatura, e 4 anos como treinador nas camadas jovens do ciclismo, e depois de tanto bater com a cabeça na parede e cometer vários erros, eu FINALMENTE entendi porque é que eu tinha falhado.

Simplesmente porque eu não seguia um método eficiente, que me organizasse o treino de uma forma coerente, com a intensidade certa, na quantidade certa, e que me dava mais liberdade de tempo para poder desfrutar de outras coisas.

E foi com todos estes anos acumulados, entre erros e acertos, que decidi que estava na altura de ensinar esse método para mais pessoas.

Decidi agregar todo o meu conhecimento num único espaço. Onde qualquer ciclista que passa (ou já passou) pelas mesmas dificuldades que eu, saiba como melhorar o seu desempenho, corrigir os seus erros, e melhorar a sua experiência em cima da bike.

Para que todo o ciclista desperte o lado treinador que tem dentro de si, e comece a ver o treino de uma forma mais metódica, e com objetivos mais claros, e caminhos bem definidos para lá chegar.

Foi assim que nasceu o Segredos do Ciclismo.

Se procuras conteúdos únicos e que realmente vão resolver os teus problemas, tens aqui toda a informação necessária. Seja através dos Artigos, Palestras Online, Vídeos, ou Podcasts tu poderás aprender tudo aquilo que eu também aprendi, mas com a vantagem de não teres de passar pelos mesmos erros do que eu passei.

E a melhor parte? Tudo GRATUITO para que não tenhas de gastar dinheiro a tentar descobrir tudo sozinho.

Como podes ter acesso a TODOS os conteúdos Gratuitos? É simples. Junta-te aos leitores mais inteligentes do Segredos do Ciclismo, e inscreve-te na lista VIP por email, onde terás acesso a todos os conteúdos, sem perder pitada! 🙂

Torna-te um campeão!

Junta-te aos já mais de 10.000 ciclistas inteligentes e inscreve-te na lista VIP para receberes conteúdo exclusivo no teu email!>

E para aqueles que querem ir mais além. Aqueles que querem sempre os meus melhores conteúdos. Aqueles conteúdos PREMIUM que só alguns têm acesso, eu criei um Curso Online onde ensino todo meu método de treino de A a Z, passo a passo.

CURSO ONLINE SEGREDOS DO CICLISMO

Área de Membros para alunos do curso

Decidi criar algo que pudesse ajudar os ciclistas a entender como estruturar os treinos da forma mais eficiente, que lhes permita poupar mais o tempo para desfrutar dele, e gastar menos dinheiro durante todo o processo, usando métodos que são tão bons quanto os métodos “ultra-hiper-mega” científicos com os materiais mais TOP do mercado, onde pagamos uma fortuna para obter certos dados que poderíamos facilmente obter gastando apenas uma bagatela (e eu ensino isso no curso)!

Normalmente são abertas uma a duas turmas por ano, então não te deixes ficar à sombra da bananeira, porque se não apanhares o comboio desta vez, terás de esperar uma eterniadade para apanhar o próximo. E tu é que decides se queres realmente melhorar o teu rendimento agora, ou talvez só daqui a uns meses (quem sabe um ano).

A decisão é tua. Se não queres perder nada sobre a próxima turma, Inscreve-te AQUI.

TRANSFORMAR A VIDA A MAIS DE 100.000 CICLISTAS NOS PRÓXIMOS 2 ANOS: LOUCURA OU POSSIBILIDADE?

É para mim um orgulho enorme ver que hoje o Segredos do Ciclismo já é reconhecido como um espaço credível e com altos índices de qualidade. Por esse mesmo motivo, eu também devo muito desse reconhecimento a todos aqueles que me seguem incondicionalmente neste projeto.

Ao longo desta jornada transformando a vida de ciclistas, eu encontrei algo do qual sinto um prazer enorme em trabalhar.

Algo que me permite acordar cheio de motivação para criar cada vez mais conteúdos, ajudar mais ciclistas, e poder desfrutar dos meus treinos de bicicleta com os meus amigos ao mesmo tempo.

Posso afirmar com certeza que, se lá atrás quando eu fazia competição, tive de abdicar do meu sonho de ser ciclista profissional, agora eu tenho a oportunidade única nas minhas mãos de poder ajudar outros ciclistas a realizar os seus sonhos.

E por isso mesmo, redefini a minha vida, e passei a ter novos sonhos, e novas metas pessoais. E hoje, um dos meus sonhos é espalhar a minha mensagem por 10.000 ciclistas até ao final de 2018.

Quero mostrar-lhes o caminho mais rápido para atingirem a plenitude com o seu desporto favorito. Sem terem de percorrer o caminho das pedras como eu para descobrir o que funciona e o que não funciona. Despertar o treinador que há dentro de cada um, e mostrar a todos os ciclistas que é possível melhorar o seu desempenho, trabalhando com o método adequado, sem abdicar de ser feliz a pedalar, que é a parte mais importante.

Assim sendo, posso dizer que estou cada vez mais próximo de realizar o meu sonho de transformar a vida de mais de 10.000 ciclistas nos próximos 3 anos.

Para alguns isso parece impossível. Mas para mim não é uma realidade tão distante assim.

Isto porque finalmente existe uma plataforma na Internet, (capaz de chegar a todos os cantos do mundo onde se fala a língua portuguesa) que realmente trás informação valiosa e de qualidade, para que qualquer ciclista que queira melhorar as suas capacidades, possa aprender tudo o que precisa para se sentir realizado fazendo aquilo que mais gosta, que é PEDALAR! 🙂

Sem ter de perder horas infinitas numa pesquisa interminável, sofrendo de “overdose cerebral“, e agarrado a métodos que já estão mais do que ultrapassados e que não funcionam.

E ainda, sem estar angustiado por lidar com experts que não revelam nada dos seus métodos, que guardam todos os segredos a sete chaves, impossibilitando a troca de informação e o seu crescimento enquanto ciclista.

Felizmente, eu tive a sorte de ver esta oportunidade crescer à frente dos meus olhos, e tive a coragem suficiente para empreender e fazer acontecer este projeto.

Por isso, para mim, mudar a vida de mais de 100.000 ciclistas é a meta que me manterá ativo durante os próximos anos, para que consiga fazer aquilo que mais gosto, que é o treino de ciclismo, e de Bónus, ainda ajudar outras pessoas com isso.

Aprende comigo os Segredos do Ciclismo 🙂

O caminho do sucesso neste desporto não é extremamente fácil, mas tenho a certeza que tu, tal como eu, sabes que quanto maior é o desafio, maior é a recompensa.

Mesmo que não te consigas imaginar a vencer corridas, ou a ter grandes resultados, treinando pouco tempo (podendo desfrutar mais com a família), e deixares de gastar os balúrdios de dinheiro que te custa tanto a ganhar, eu quero fazer-te um convite.

Insere o teu email abaixo, junta-te a todos os leitores inteligentes do Segredos do Ciclismo, e vê como é possível gradualmente aumentar a tua condição física, organizar melhor o teu tempo, e desfrutar de uma pedalada mais feliz e despreocupada.

Torna-te um campeão!

Junta-te aos já mais de 10.000 ciclistas inteligentes e inscreve-te na lista VIP para receberes conteúdo exclusivo no teu email!>

  • Kelvyn

    Tenho 3 anos apenas de BTT é já evoluí bastante consigo fazer treinos impressionantes. Tipo uma autimetria com mais de mil metros com média 26. . . Isso pra mim é muito gratificante pelo fato de sempre ter treinado sozinho, mais eu quero melhorar mais ainda meu nível, quebrar meus próprios recordes. Chegar a ser campeão da minha região, meu estado, quem sabe representar o país, isso por que é uma das coisas que mais amo. E esta semana fiz um exame de esteira e useinapenas 95 % da minha capacidade, mais no programa mais pesado da esteira nao tinha mais nível para segir, me impressionei e os médicos também, falaram que eu deveria procurar um profissional urgente para aproveitar meu potêncial, por isso procurei e comecei a ler e fazer minhas proprias conclusoes e acabei achando o segredo do ciclismo e me encantei e ja quero dar o meu melhor e seguir treinos corretos para que eu possa me tornar um campeão geral, que é o que eu realmente quero, sem precisar abandonar minha empresa de trabalho e ser destaque no que mais me divirto, que é no mountain bike. No meu strava já bem bastantes treinos, seja ele de intensidade ou recuperacão, subidas, e ja quebrei alguns recordes de trilhas que fiz, o que me deixa muito motivado, mais de uns tempos pra cá, não estou obtendo resultados nas corridas, apenas no treinos, não sei o que acontece nas corridas, que meu rendimento não é o mesmo. Quero melhoraaar 1000% e me trorna um verdadeiro campeão e ganhar mais títulos ainda, abrir mais uma prateleira para mais troféis.

    • Muito bem Kelvyn 🙂 Estás no sítio certo! Mantém-te ligado e inscreve-te na lista VIP por email. Tenho a certeza que vais gostar de todos os conteúdos. 🙂

      Abraço

      • Kelvyn

        Assim que comeceri a ler os artigos do site já me interessei demais e será o maior prazer divulgar para amigos o blog e seus vídeos tiago. Vocè está fazendo um excele te trabalho. #SucessoIrmão
        Espero melhorar mais ainda e ser um dos favoritos aqui no Ceará e Brasil. 🙂

      • Kelvyn

        Me inscrevi em tudo já. 🙂

      • Kelvyn

        Já me inscrevi tiago. Mais nunca recebo os emails. Nem na casa de span.
        E Em dezembro do ano passado estava bem nos treinos. Mais de janeiro ara frente fiquei perdido novamente. :-/
        O que faço? ??