Os 4 Pilares do Sucesso no Treino de Ciclismo | Parte 1 de 4

Todos os ciclistas de uma forma geral querem ser bem sucedidos no seu desporto favorito. Afinal, de que adianta haver tanto esforço e dedicação, se não for para ter sucesso?

Mas… pensa comigo…

O que é ter sucesso no ciclismo? O que é que isso significa claramente?

É ter um bom resultado numa competição? É superar um desafio? É extrapolar os meus próprios limites físicos? O que é afinal o sucesso?

Pois bem… a verdade nua e crua é que muitos ciclistas não sabem qual é a sua designação de sucesso. E tudo começa mal a partir desse primeiro ponto. Eles não sabem o que é ser bem sucedido. Eles não sabem o que querem obter realmente. E esse é o primeiro dos 4 Pilares do Sucesso no Ciclismo, ponto que quero abordar ao longo das próximas linhas.

A falta de clareza, metas e objetivos

clareza, metas e objetivos

Tenho recebido muito feedback ao longo deste período que me aventurei no projeto do Segredos do Ciclismo. E se há coisa com a qual me deparo muitas vezes na caixa de email é:

“Tiago, a minha principal dificuldade é eu não saber que treino tenho de fazer hoje. Eu simplesmente saio para treinar e logo decido o que vou fazer, mas nem sequer sei se o que vou fazer é certo ou errado para mim”.

Este é um típico problema de clareza. Clareza significa ter uma visão clara daquilo que eu pretendo atingir. É como se eu soubesse a imagem que o puzzle terá no final, e agora resta-me escolher as peças que me servem ou não servem para montar o puzzle.

Muitos ciclistas esquecem-se que têm 2 tipos de pessoas dentro deles próprios: O Treinador, e o Ciclista.

Muitos ciclistas só querem ser ciclistas, e esquecem a sua própria função de treinador. Quando isso acontece, significa que eles querem ir para a prática, para o terreno, “pôr a mão na massa”, pedalar como se não houvesse amanhã.

Mas ser treinador também é uma tarefa importante que o ciclista tem de desempenhar. Ser treinador é orientar o caminho que vai ser seguido. É definir metas, objectivos, e fazer o trabalho de “secretária” tão importante.

Por isso é que muitos ciclistas não sabem o que querem, andam à deriva, pedalam sem saber para onde vão… Porque só se preocupam em pedalar, esquecem este trabalho importante.

Por isso, a partir de agora, vais dizer NÃO a este tipo de atitude! Abaixo seguem o vídeo e o podcast para veres/ouvires com atenção. 😉

[Vídeo] Os 4 Pilares do Sucesso no Ciclismo | Parte 1 de 4

Se preferires o conteúdo em Áudio, podes ouvir no podcast abaixo:

[Podcast] Os 4 Pilares do Sucesso no Ciclismo | Parte 1 de 4

Não queres perder os próximos conteúdos aqui do Segredos do Ciclismo? Então insere o teu email no formulário abaixo e inscreve-te na minha lista VIP. 🙂

Torna-te um campeão!

Junta-te aos já mais de 10.000 ciclistas e inscreve-te na lista VIP para receberes conteúdo exclusivo no teu email!>

Se quiseres ser um dos alunos da próxima turma do curso Segredos do Ciclismo, inscreve-te na lista de espera, clicando no link abaixo:

» Clica AQUI e inscreve-te na lista de espera para a próxima turma

Mais clareza, mais foco, mais resultado

clareza, foco, resultado

Como já deu para perceber, quando não sei para onde quero ir, qualquer caminho serve. Por isso, o primeiro passo é sentar, refletir, e chegar à resposta à seguinte pergunta:

Que resultado eu quero atingir?

Sem a resposta a esta pergunta nada do que eu for treinar está errado para mim. Tudo vai ser válido, porque como não sei o que quero, tudo serve para aumentar o meu rendimento.

Quando eu assumo comigo próprio qual o resultado eu quero atingir, tudo fica mais fácil e simples, pois começo a filtrar aquilo que me interessa e aquilo que não me interessa.

E como é que eu defino o resultado que quero atingir?

Bom, existem várias formas de o fazer, mas aquela que eu mais recomendo é sem dúvida atribuir o resultado que pretendemos a algo mensurável (que dê para medir).

Por exemplo:

“Quero melhorar nas subidas”

Isto não é mensurável. Ok eu sei que quero melhorar nas subidas, mas não estou a dar um valor numérico que me permita dizer claramente: Consegui chegar lá!

Por isso, talvez fosse mais acertado dizer desta forma:

“Quero melhorar X tempo na subida Y”

Agora fui mais específico. Porquê? Porque marquei uma subida que tenho como referência, defini quão melhor eu quero ser, e dei um número para isso.

É extremamente importante utilizar esta forma de definição de metas pois assim sabemos quanto falta para lá chegar e tudo se torna mais fácil.

Se eu não colocasse uma meta nisso, provavelmente eu não iria conseguir nunca atingir esse resultado. Sabes porquê? Porque preciso sempre de melhorar. Nunca está bom quero sempre mais, e isso faz-nos entrar num ciclo vicioso perigoso.

Agora, para que tudo isto fique perfeito, falta fazeres-te a ti próprio uma outra pergunta, que é:

Em quanto tempo quero atingir isso?

Pois é… se não dermos um prazo às nossas metas vamos ter argumentos para as adiar constantemente. E ao não estipulamos um prazo para as cumprir, fica difícil de concretizar as metas.

Desta forma, isso faz com que o nosso cérebro entenda que o prazo se aproxima, e que se queremos atingir determinado resultado, não podemos dormir na sombra. Há que insistir e trabalhar para o conseguir.

Assim sendo, no final das contas, a resposta à pergunta “Que resultado eu quero atingir” ficaria deste género:

“Quero melhorar X tempo na subida Y, até à data Z”.

Isto sim é clareza de ideias. Isto sim é saber o que eu quero com o ciclismo! A partir daqui tudo fica mais fácil, pois eu vou trabalhar mais determinadas coisas do que outras, em função daquilo que eu quero alcançar.

Ficou claro agora?

O ditado popular é sábio:

  • “Quando não sei para onde vou, qualquer caminho serve”.

No ciclismo seria algo deste género:

  • Quando não sei que resultado quero, qualquer tipo de treino serve para mim”.

Exercício Prático:

Achas que é só ler o que escrevi e fica tudo bem? Não senhor! Toca a colocar as mãos à obra! O desafio é o seguinte:

Pega em papel e caneta, e escreve por extenso a resposta à seguinte pergunta:

  • Que resultado eu quero atingir?

Depois de uma escrita ponderada e sem pressas, sê o mais objetivo possível, e atribui números a isso, para que fique claro a distância que tens de percorrer até lá chegar.

Por fim, define um prazo de validade para esse resultado. Claro, um prazo realista, obviamente, não vale a pena colocares um prazo que será quase impossível de cumprir. Para te ajudar no processo, pega na frase que já tens escrita neste momento e faz a seguinte pergunta:

  • Em quanto tempo quero atingir isso?

Verifica se o teu objetivo tem um prazo definido, e se não tiver, faz isso IMEDIATAMENTE, para não correres o risco de te autossabotar adiando constantemente o que tem de ser feito.

Quando tiveres tudo isso bem definido e escrito no papel, escreve esse teu objetivo em vários POST-ITS e cola-os ao longo de vários locais por onde passas com frequência dentro de casa. Isso vai ajudar-te a mentalizar-te do objetivo e a interioriza-lo dentro da tua cabeça.

DICA EXTRA:

Partilha com as pessoas mais importante para ti esse teu objetivo que acabaste de definir e escrever nos POST-ITS. Assume-os com outras pessoas e aumenta o teu grau de comprometimento. Isso vai ajudar-te a esforçares-te mais para o cumprir.

Queres saber mais sobre como fazer isso? Vê este vídeo onde falo sobre isso. Clica no link abaixo e descobre:

» Como Atingir Metas Com Maestria | Segredos do Ciclismo

Conclusão

Depois de teres cumprido todos estes passos (espero que tenhas cumprido mesmo), estás pronto para entrar no 2º Pilar do sucesso no Ciclismo: O Método.

Agora que temos uma ideia clara que com quais peças do puzzle nós vamos jogar, temos de saber como e com que ordem as vamos encaixar para chegar à imagem do puzzle. E é aqui que entra o método propriamente dito.

No próximo Vídeo falarei mais detalhadamente sobre isso, mas por enquanto não deixes de fazer este exercício, pois vai ajudar-te imenso a dar uma nova direção ao teu treino.

E se queres aproveitar ao máximo todas as dicas que espalho pela net, então não podes perder os próximos conteúdos aqui do Segredos do Ciclismo!

Insere o teu email no formulário abaixo e inscreve-te na minha lista VIP, recebendo todos os conteúdos mais frescos por email. 🙂

Torna-te um campeão!

Junta-te aos já mais de 10.000 ciclistas e inscreve-te na lista VIP para receberes conteúdo exclusivo no teu email!>

Se quiseres descobrir mais sobre como despertar o lado treinador que tens dentro de ti, tornares-te mais autónomo nos teus treinos, e gerires melhor o teu tempo para conseguires ser mais feliz a pedalar, o curso do Segredos do Ciclismo é perfeito para ti.

» Clica AQUI e inscreve-te na lista de espera para a próxima turma

Grande abraço e boas pedaladas! 🙂