Qual a cadência ideal para o ciclista?

Tenho que pedalar com uma cadência superior a 90? Tenho que aumentar a minha cadência nos treinos? Devo andar sempre com a mesma cadência? Tenho que diminuir a cadência?

Muitos falam sobre qual a cadência certa para pedalar, mas afinal qual é na verdade a cadência certa?

A cadência é o número de pedaladas por minuto, para as conseguires medir é necessário que tenhas um sensor de cadência que se coloca no braço pedaleiro da tua bicicleta e permite que tenhas mais uma métrica no teu treino.

Hoje falo sobre a cadência. Vamos explicar-te como consegues otimizar a tua potência e tirar todas as dúvidas.

Confere as duas dicas que deixo aqui em baixo!

Poderás consultar este conteúdo abaixo em 2 formatos diferentes: Vídeo e Áudio. Segue abaixo o conteúdo:

[Vídeo] Qual a cadência ideal para cada ciclista?

Se preferires o conteúdo em Áudio, podes ouvir no podcast abaixo:

[Podcast] Qual a cadência ideal para cada ciclista?

Se sentes que a tua resistência tem ficado aquém do esperado, recomendo-te descarregar o nosso eBook (Gratuito) “4 Passos Essenciais Para Melhorar a Resistência no Ciclismo“, para aprenderes como podes desenvolver com melhor qualidade a tua resistência, e provar a ti mesmo que a idade não é uma limitação para evoluíres. 😉

Se quiseres ser um dos alunos da próxima turma do curso Segredos do Ciclismo, inscreve-te na lista de espera, clicando no link abaixo:

» Clica AQUI e inscreve-te na lista de espera para a próxima turma

Grande abraço e boas pedaladas! 🙂

  • Chuva Vasco

    Olá Tiago, parabéns pelo post, mas principalmente pelos restantes conteúdos do blog.

    Aproveito para te desejar um bom 2018.

    Gostava de colocar uma questão, que se prende com a relação das variáveis cadência e potência. Referes que deve-se, preferencialmente, aumentar a cadência recorrendo a um incremento de potência, porém a minha dúvida reside precisamente aí, isto é, suponhamos que tenho trabalho de cadência (fast pedal) e que o mesmo pressupõe uma determinada zona de frequência cardíaca, ao aumentar a potência irei inevitavelmente fazer subir o nº de batimentos cardíacos. Tratando-se o trabalho de cadência de algo para início de época, onde os pulsos estão ainda muito abaixo do desejável, não estaremos a comprometer o trabalho cardiorrespiratório, de vido ao facto de subirmos para outras zonas de FC?

    Antecipadamente grato pela resposta.

    Saudações desportivas

    Chuva Vasco

    • Olá Vasco.

      O trabalho em cadências altas faz sempre aumentar o pulso naturalmente, e isso não é necessariamente uma coisa negativa.

      Existem certos treinos que são parametrizados de forma diferente. Exemplo: Treino de força esquecemos o pulso, ele não é relevante. Treino de velocidade : pulso não é relevante. Treino de potência máxima anaeróbia – pulso não é relevante.

      Isto para te dizer que nós não nos devemos guiar só pelo pulso, e o pulso por si só é apenas uma métrica que pode nos ajudar ou confundir ainda mais, se não tivermos cuidado de o colocar no seu devido lugar 🙂