Qual o Parâmetro Mais Determinante (e Menos Considerado) da Qualidade do Ciclista?

Muitas vezes surge em discussão a comparação entre os valores apresentados por um ciclista e por outro. Essas comparações surgem em conversas banais entre ciclistas, sejam em treinos ou em competições.

Primeiro começam a comparar a frequência cardíaca de um e de outro. Depois quando já são ciclistas mais “avançados”, começam a comparar as métricas de potência obtidas em avaliação.

E tu? Já alguma vez discutiste com colegas sobre qual a melhor forma de saber quem é melhor ciclista? Já ouviste falar em limiar anearóbio, VO2máximo, Watts/Kg e ficaste sem perceber qual é realmente o parâmetro que distingue os bons dos excelentes?

Um ciclista tem determinados valores de W/kg, limiar anaeróbio, ou VO2Máx, diferentes dos teus, e tu não consegues distinguir quem é melhor corredor?

E se eu te disser que essas métricas não são as mais importantes? E se eu te disser que esses valores não fazem o ciclista? E se eu te disser que essas métricas são apenas um entre vários fatores que interferem naquilo que é a qualidade de um ciclista.

Se ficaste curioso, prepara-te, pois este conteúdo vai para lá do óbvio, e vai mostrar-te porque nem sempre as métricas de avaliação dizem tudo sobre um ciclista, e qual é o verdadeiro critério que define o quão bom é ou não é um ciclista.

Ambos os conteúdos estão em formato áudio, embora um seja pelo Youtube, e outro pelo SoundCloud. Abaixo seguem estes 2 formatos diferentes:

[Vídeo] Qual o Parâmetro Mais Determinante da Qualidade do Ciclista?

Se preferires o conteúdo em Áudio, podes ouvir no podcast abaixo:

[Podcast] Qual o Parâmetro Mais Determinante da Qualidade do Ciclista?

Não queres perder os próximos conteúdos aqui do Segredos do Ciclismo? Então insere o teu email no formulário abaixo e inscreve-te na minha lista VIP para teres acesso a conteúdos exclusivos. 🙂

Torna-te um campeão!

Junta-te aos já mais de 10.000 ciclistas e inscreve-te na lista VIP para receberes conteúdo exclusivo no teu email!>

Se quiseres ser um dos alunos da próxima turma do curso Segredos do Ciclismo, inscreve-te na lista de espera, clicando no botão abaixo: